24 barras de ouro descobertas na casa de banho de um avião na Índia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Calcutá, 20 nov (Lusa) -- Uma equipa de limpezas de um aeroporto indiano descobriu 24 barras de ouro, avaliadas em mais de um milhão de dólares, dentro da casa de banho de um avião, divulgou hoje o responsável do aeroporto.

O avião da companhia aérea Jet Airways estava estacionado no aeroporto de Kolkata (leste), na terça-feira, depois de um voo proveniente de Patna (leste).

Segundo a comunicação social indiana, o aparelho era procedente de Banguecoque, Tailândia.

"A equipa de limpezas do aeroporto, que efetuava as suas tarefas habituais, encontrou dois sacos nas casas de banho do avião", referiu o diretor do aeroporto, B.P. Mishra, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.

O contrabando de ouro tem registado um forte crescimento na Índia, um dos maiores consumidores mundiais deste metal precioso a par da China, devido ao aumento significativo dos impostos sobre as importações de joias.

As 24 barras, cada uma com um quilo, "não foram reclamadas e nenhuma detenção foi efetuada até ao momento", declarou um responsável dos serviços alfandegário, R.S. Meena.

De acordo com o responsável, esta descoberta peculiar está avaliada em cerca de 70 milhões de rupias, mais de 1,1 milhão de dólares (mais de 800 mil euros).

Um homem de 28 anos, que vinha a bordo de um avião proveniente de Banguecoque, foi preso recentemente em Kolkata depois das autoridades terem descoberto que transportava lingotes de ouro em lanternas.

SCA // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.