Organismos executivos quase inalterados

| Política
Porto Canal com Lusa

Almada, Setúbal, 04 dez (Lusa) -- Os organismos executivos do Comité Central do PCP foram hoje eleitos, quase sem alterações, após o órgão dirigente alargado entre congressos ter renovado a confiança no secretário-geral, Jerónimo de Sousa.

Na XX reunião magna do PCP, em Almada, os 146 elementos do elenco comunista, com 22 novas caras, reuniram-se logo após serem eleitos, com 98,67% de aprovação entre os cerca de 1.200 delegados inscritos, para designar o Secretariado Nacional, a Comissão Política e a Comissão Central de Controlo.

No Secretariado Nacional, mantiveram-se nove dos 10 elementos anteriores, mas não houve unanimidade, registando-se uma abstenção. As únicas alterações verificadas foram a saída de Albano Nunes (75 anos) e Manuela Bernardino (72 anos), ambos eleitos para a Comissão Central de Controlo, e as entradas de Paulo Raimundo (40 anos e ex-Comissão Política) e de Rui Braga (40 anos e eleito pela primeira vez para o Comité Central em 2012).

A Comissão Política, eleita por unanimidade, passou de 20 para 21 elementos. Apenas Paulo Raimundo, que integra agora o Secretariado Nacional, deixa este organismo executivo, enquanto Gonçalo Oliveira (37 anos e membro do Comité Central desde 2012) se estreia na direção e José Capucho acumula a presença neste organismo com o seu lugar no Secretariado Nacional.

Além de Albano Nunes e Manuela Bernardino, que transitam do Secretariado Nacional, a fiscalizadora Comissão Central de Controlo, também geradora de unanimidade, tem outra cara nova: Rosa Rabiais, membro do Secretariado Nacional e, posteriormente, da Comissão Política até 2008.

Na noite de sábado e madrugada de domingo, terceiro e último de dia de trabalhos no Complexo Desportivo "Cidade de Almada", o novo Comité Central renovou a confiança, pela quarta vez seguida, em Jerónimo de Sousa.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.