Pedro Dias usa material policial para dar pistas erradas e 'escapa' da mira da GNR

Pedro Dias usa material policial para dar pistas erradas e 'escapa' da mira da GNR
| Norte
Porto Canal (SYA)

O alegado assassino de Aguiar da Beira terá estado na mira de uma patrulha da GNR pouco depois de alegadamente ter cometido os crimes a 11 de outubro, adianta o Correio da Manhã (CM), enquanto que o Jornal de Notícias (JN) expõe que o mesmo terá usado caderno do agente que poderá ter morto para dar pistas falsas e escapar mais facilmente.

Pedro Dias já se encontrou na iminência de ser capturado pelo menos duas vezes. Uma aconteceu quando escapava com uma carrinha Opel que roubara a uma vítima que agredira em Arouca. A GNR entrou em perseguição mas foi parado por um carro em estacionamento. o “piloto” escapou e acabou por abandonar a viatura numa localidade próxima, em Carro Queimado.

No entanto, pouco depois de ter cometido os crimes, o alegado assassino terá sido interceptado por uma patrulha da GNR. Cerca de três horas depois de cometer os crimes pelos quais é perseguido desde dia 11 de outubro, por volta das 11h30 da manhã desse dia, adianta a CM, uma patrulha da GNR terá feito paragem ao suspeito que seguia numa carrinha pickup. A operação de caça ao homem já decorria. O “piloto” parou e os militares tiveram-no na mira de uma metralhadora G3, no entanto, editaram em disparar pois tiveram dúvidas da identidade de Pedro Dias. Já circulava uma foto do suspeito, no entanto não era atualizada, encontrando-se ele agora mais gordo, com barba e mais cabelos brancos.

Depois desta situação, Pedro Dias terá arrancado a alta velocidade e pôs-se em fuga. Os agentes ainda o perseguiram durante 1,5 km, no entanto, ele acabou por abandonar a viatura e continuar a sua fuga pelo mato, a pé. Os agentes seguiram-no da mesma forma, local onde ocorreu o incidente do agente que se baleou a si próprio na perna, contratempo que fez com que perdessem o rasto ao suspeito.

O JN adianta ainda, sobre o caso, que na madrugada em que cometeu os crimes, Pedro Dias terá usado o caderno do guarda que faleceu para dar pistas falsas às autoridades. Neste caderno o agente mantinha matrículas suspeitas. Consta que o “piloto” terá obrigado o agente que sobreviveu a contactar a central e dar conta das mesmas matrículas para despistar as atenções da sua viatura. Depois disto tentou perceber com o mesmo agente quando polícias estariam no posto de Aguiar da Beira. Ele mentiu para salvar os colegas referindo câmaras de vigilância ligadas à sala de situação da GNR. Após isto Pedro Dias baleou o outro agente, que sobreviveu e conseguiu denunciar esta situação.

O suspeito encontra-se em fuga há 16 dias e, apesar de já ter “aparecido” algumas vezes, tem conseguido escapar às forças policiais.

O jipe furtado na Quinta do Portal em Sabrosa, cuja ligação com o piloto ainda não foi confirmada, continua desaparecido. Há quem acredita que tenha sido Pedro Dias, outros acham que alguém se anda a aproveitar da fuga deste que é o homem mais procurado do país para cometer crimes e passar despercebido.

A polícia não afasta a hipóteses do alegado assassino de Aguiar da Beira estar a ser ajudado por alguém.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.