Pedro Dias continua desaparecido e polícia teme que a situação se arraste por muito mais tempo

Pedro Dias continua desaparecido e polícia teme que a situação se arraste por muito mais tempo
| Norte
Porto Canal (SYA)

As autoridades portuguesas demostram preocupação pela falta de pistas credíveis ou confirmáveis acerca de Pedro Dias nos últimos tempos e mostram preocupação acerca do tempo que esta fuga ainda pode demorar devido ao facto das capacidades que acreditam que o alegado assassino de Aguiar da Beira tem para se esconder e sobreviver.

As últimas pistas credíveis que as autoridades portuguesas têm acerca de Pedro Dias remetem para o passado sábado e para Sabrosa, onde terá invadido uma quinta para se alimentar e onde terá visto TV. Segundo o CM a GNR e a PJ continua na zona com patrulhamentos.

Outras situações foram associadas ao “piloto” mas sem confirmação. O roubo do jipe, os arrombamentos e alguns avistamentos foram pistas inconclusivas uma vez que ainda não se conseguiu confirmar a ligação de Pedro Dias com eles.

Pedro João Dias tem 44 anos e nasceu em Angola, apresentando dupla nacionalidade.

O JN acrescenta ainda a preocupação da polícia com o tempo que esta fuga pode ainda ter, devido à suposta resistência física e bom conhecimento do meio da natureza que Pedro Dias parece ter. Acrescenta ainda que o suspeito dos crimes ocorridos a 11 de outubro tem conhecimentos que facilitam a sua fuga no meio natural, como o conhecimento sobre a escolha de raízes que é importante para a sua alimentação. Além disso, os terrenos transmontanos, por onde se acredita que ainda anda fugido, são, nesta altura, ricos em castanhas, maças e uvas. Também o clima deste outono ameno têm sido “boas” para Pedro Dias, no entanto, o roubo de cobertores relatado já foi considerada uma manobra de preparação para o tempo mais frio por parte do “piloto”.

A polícia terá afirmado que este alegado criminoso é bem diferente de Manuel Baltazar, mais conhecido por “Palito”.

Acredita-se também que a estratégia do “piloto” passa por descasar durante o dia e andar durante a noite, acredita-se que, em vários casebres e barracões desabitados/abandonados.

É de notar o Mandato de Detenção Europeu para Pedro Dias que está em fuga à 18 dias, importante para que este possa ser detido em qualquer país da Europa, uma vez que existe a possibilidade de já ter saído do país ou poder fazê-lo.

Além disto, e para reforçar a importância do mandato, existem os relatos de avistamentos do alegado homicida na Galiza, em Espanha, onde, supostamente, terá feito um pedido num café e saído sem pagar, adianta o JN, tendo o dono do café identificado-o e alertado as autoridades espanholas.

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.