Pedro Dias continua desaparecido e há queixas de descoordenação das forças policiais. Governo nega

Pedro Dias continua desaparecido e há queixas de descoordenação das forças policiais. Governo nega
| Norte
Porto Canal (SYA)

As pistas para o caso do alegado assassino de Aguiar da Beira têm sido poucas e sem saída, no entanto, e para piorar a situação, tem havido acusações de falta de coordenação entre os meios policias envolvidos, falta de coordenação essa negada por Helena Fazenda e pelo Governo.

Pedro Dias continua desaparecido depois de, alegadamente, ter cometido dois crimes de assassinato no dia 11 de outubro, dia desde o qual é procurado sem sucesso.

As pistas mais relevantes já têm dias, como a do carro abandonado anteriormente roubado pelo “piloto” e os relatos que afirmavam que o suspeito vestia vermelho. Desde aí as pistas têm sido dúbias e poucas, como a do desaparecimento de cobertores e casacos de uma casa, reportadas na quinta-feira passada, acontecimento que ainda não se confirmou ter relação com o alegado assassino.

Também não há relatos na proximidade de carros roubados, furtados nem casos de carjacking. A polícia já admite a possibilidade de Pedro Dias estar a ser ajudado.

Do terreno surgem queixas de falta de coordenação entre polícias e as queixas recaem, maioritariamente, sobre a PJ, entidade responsável pela investigação. A GNR sente-se uma passo atrás, segundo o Diário de Notícias (DN) e queixa-se da falta de partilha de informação.

GNR admite as dezenas de chamadas que recebem por dia a relatar supostos avistamentos. Dizem que todos os dias revistam casebres, barracões e casas abandonadas em busca do “piloto”.

No entanto, no âmbito destes relatos de descoordenação policial, surge a informação de uma reunião entre Helena Fazenda, Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna (SSI) com dois altos dirigentes da GNR e da PJ, o Diretor nacional adjunto, Pedro do Carmo e o comandante operacional da Guarda, o major-general Rui Moura. No entanto, fontes do SSI apelidam-na de “reunião de rotina”.

Esta reunião surge no mesmo dia que aparecem declarações do ex-Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, expondo o silêncio de Helena Fazenda e reforçando a gravidade da situação de descoordenação relatada pelos meios no terreno.

Entenda-se que a PSP não foi convocada para esta reunião, apesar de ter aparecido na última quarta-feira a expôr o seu desagrado pela exclusão de que é alvo uma vez que é a entidade responsável pela segurança da população nas zonas urbanas.

É de notar que Helena Fazenda recusa a existência desta descoordenação, tal como a Ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques e a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem. Segundo o DN, Helena admite estar a existir uma coordenação e esta estar a ser ajustada e consolidada consoante as necessidades que a investigação tem.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).