António Costa anunciou ao país corte nas pensões mínimas - PSD

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 out (Lusa) - O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje que o primeiro-ministro "anunciou" em entrevista ao jornal Público um corte nas pensões mínimas, ainda que sob o título de uma "opinião pessoal".

"O primeiro-ministro anunciou ao país um corte nas pensões. A possibilidade de haver a introdução de uma condição de recursos na atribuição das pensões mínimas é uma alteração com grande impacto e significa muito simplesmente que vem aí um corte nas pensões mínimas. Vai-se limitar, portanto, o acesso a esse tipo de prestação", realçou Montenegro, que falava aos jornalistas no parlamento.

O dirigente social-democrata comentava a entrevista do chefe de Governo publicada na segunda-feira e hoje no Público, e onde António Costa abordava numa visão mais "pessoal" o eventual aplicar condição de recursos nas pensões mais baixas.

Ora, o PSD, sobre esta visão do primeiro-ministro, lembra palavras de Costa aquando da saída de João Soares do Governo, quando então foi lembrado que "nem à mesa de café" os membros do Governo se devem esquecer do seu cargo e das suas responsabilidades.

"O primeiro-ministro parece que se esqueceu que é primeiro-ministro", frisa Luís Montenegro.

O líder da bancada do PSD no parlamento diz ainda que Costa anunciou que vai "continuar e insistir e persistir numa estratégia que já demonstrou não trazer resultados", sustentando que o modelo económico do Governo do PS - apoiado à esquerda - falhou, o que é revelado, por exemplo, pela revisão em baixa da meta de crescimento para o país.

"A emergência terminou, mas o aumento de impostos continua. Isto não é vida para o país", prosseguiu o social-democrata.

O "virar" da "página da austeridade" anunciado por António Costa acaba por ser, nesse sentido, o de "criar mais impostos", realça Montenegro.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.