Guião da reforma do Estado é "manta de retalhos" - PS

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 nov (Lusa) -- O deputado socialista António Braga afirmou hoje no Parlamento que o Governo não conta com o PS para o Orçamento do Estado de 2014 nem para a chamada reforma do Estado, considerando que o guião é "uma manta de retalhos".

"O Governo apareceu inicialmente com a ideia de cortar quatro mil milhões de euros. O PS refletidamente propôs um calendário e uma metodologia para que pudesse haver uma reflexão (...) O Governo partiu ao contrário: primeiro realizou os cortes, não apresentou nenhuma proposta de reforma do Estado", afirmou António Braga no debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2014.

Para o socialista, o guião da reforma do Estado que o Governo apresentou na quinta-feira "é uma manta de retalhos, não tem um estudo que sistematize nenhuma abordagem".

"Os cortes -- esses -- já foram efetuados. Os cortes e a austeridade estão espelhados no orçamento e, por isso, aos dois dizemos não", rematou.

Na resposta, o ministro da Defesa Nacional, Aguiar Branco, apelou ao compromisso do PS já demonstrado no passado e ao consenso político.

"Esperava que a atual liderança do PS honrasse as anteriores lideranças históricas do PS. O PS foi capaz de meter o socialismo na gaveta para salvar o país, esperamos que este PS não ponha o próprio país na gaveta", disse o governante.

ND // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".