Algumas medidas vão além da legislatura e carecem da colaboração do PS - Passos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) - O primeiro-ministro defendeu hoje que a reforma do Estado é um processo contínuo que terá de ser "aprofundado e acelerado", admitindo que algumas medidas não sejam fechadas numa legislatura, apelando à colaboração do PS.

"A reforma do Estado é um processo contínuo que já se iniciou e que terá de ser agora aprofundado e acelerado. Muitas matérias que nós tínhamos pensado que podíamos fazer no país em duas legislaturas, algumas dessas medidas têm de ser comprimidas numa legislatura. Mas há outras que pela natureza das coisas não poderão fechar numa legislatura e até por isso era importante que os partidos da oposição mas em particular o PS dessem a sua colaboração", afirmou Passos Coelho, numa intervenção no debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2014.

O primeiro-ministro considerou que o guião para a reforma do Estado, apresentado na quarta-feira pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, visa "garantir a sustentabilidade do próprio Estado" não apenas em termos financeiros mas também no que respeita "ao seu próprio prestígio e das funções que desempenha na sociedade portuguesa".

O primeiro-ministro lamentou que o PS não tenha participado no debate sobre a reforma do Estado "com medo de ficar associado aos cortes".

"Mas uma vez que agora já ficámos com as dores todas com as medidas difíceis que temos que suportar talvez o PS queira dar o seu contributo", afirmou.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.