Presidente da AICEP diz que documento é positivo e PS deve contribuir para o mesmo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) - O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) classificou hoje de positivo o documento apresentado na quarta-feira sobre a Reforma do Estado e disse que o Partido Socialista (PS) deve contribuir para o mesmo.

Pedro Reis falava à Lusa à margem do almoço/debate sobre "Portugal no futuro: Internacionalização ou pobreza. Os desafios que temos que vencer", organizado pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em Lisboa.

Instado a comentar o guião apresentado, Pedro Reis afirmou: "Acho tremendamente importante que se tenha posto num papel o tema, que não esteja disperso em iniciativas".

Para o presidente da AICEP, o documento é "um exercício extremamente válido" e lembrou que as famílias, a banca e as empresas já fizeram o seu ajustamento, agora "o Estado ainda tem de fazer o seu ajustamento".

Este é um documento "positivo e aberto que precisa agora de dois aspetos: por um lado, a contribuição da sociedade civil e do Partido Socialista".

Por outro lado, precisa de "calendarização e quantificação do que lá está".

Pedro Reis considerou que o guião da Reforma do Estado "é um pontapé de arranque e não de chegada".

Na sua intervenção no almoço/debate organizado pela ACEGE, Pedro Reis defendeu várias vezes a inclusão do PS nas medidas estruturantes do país.

À Lusa, o presidente da AICEP explicou que do ponto de vista do investimento externo e dos empresários "não há investimento e não há crescimento económico se não houver previsibilidade".

E apontou que "os ciclos políticos em Portugal são cronicamente curtos", mas "mesmo que cumprissem as legislaturas, a verdade é que em quatro anos ninguém toma decisões de fundo".

Por isso, para os investidores, no que respeita à reforma do IRC, reformas estruturais, de recuperação da competitividade, de combate à burocracia ou reforma na justiça, "quanto mais o Partido Socialista for ouvido e trazido à decisão, mais essas reformas vão ser interpretadas a valer", explicou.

"Por outro lado, a última coisa que o país não pode conceber é a instabilidade política".

Para Pedro Reis é "inconcebível" criar um modelo de crescimento do país para os próximos anos "sem uma participação ativa do Partido Socialista".

O presidente da AICEP disse ainda não acreditar num segundo resgate para Portugal.

ALU//ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.