PS defende que não há qualquer razoabilidade em falar-se num segundo resgate

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 set (Lusa) - O presidente do PS considerou hoje que colocar-se o cenário de um segundo resgate financeiro a Portugal "não tem qualquer razoabilidade", alegando que o país regista este ano uma execução orçamental em conformidade com os seus compromissos externos.

Carlos César falava no final de uma audiência com o primeiro-ministro, em São Bento, sobre a próxima cimeira informal da União Europeia, depois de confrontado com o teor das declarações proferidas pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, em entrevista à cadeia norte-americana de televisão CNBC.

Nessa entrevista, o ministro das Finanças afirmou que fará tudo o que for necessário para evitar um segundo resgate".

Sem se pronunciar sobre as afirmações de Mário Centeno, o presidente do PS defendeu que as questões relativas ao resgate financeiro de Portugal não se colocam.

"Essa questão não tem qualquer razoabilidade em ser colocada", salientou.

Em matéria de cenários de um resgate financeiro parcial - não como a dimensão daquele que foi acordado em 2011 -, Carlos César ainda admitiu que "houve uma fase em que se pensou que isso poderia acontecer, quando se soube da herança do setor bancário que o anterior Governo deixou". "Mas essa questão está ultrapassada e tem sido bem tratada. A verdade é que há indicadores que são muito encorajadores na área do crescimento económico e uma execução orçamental que tem sido perfeita e em conformidade com aquilo que por nós foi traçada e com que nos comprometemos. Portanto, não há necessidade de qualquer resgate", vincou ainda o presidente do PS.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.