Agência de 'rating' Moody's considera "baixo" o risco de um novo resgate

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 set (Lusa) -- A agência de 'rating' Moody's considera que a possibilidade de Portugal ter de recorrer a um novo resgate é "baixo", numa análise à situação da economia portuguesa e das contas públicas hoje divulgada.

"O risco é baixo, na nossa visão. A posição de financiamento do Estado é confortável", considera a agência, que diz que a almofada financeira do Tesouro é "muito confortável" e que as necessidades para o resto do ano são "limitadas".

Na mesma nota é referido também que as metas orçamentais deste ano não deverão ser cumpridas pelo Governo, ainda que estime que o défice das contas públicas deva "estabilizar abaixo de 3%" do Produto Interno Bruto, o que a Moody's considera um "desempenho melhor" do que outros países da zona euro.

A Moody's é uma das três maiores agências mundiais que avaliam o risco de crédito e atribui a Portugal o 'rating' de Ba1 ('lixo') com perspetiva estável.

IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.