BE diz que já há acordo sobre "matérias importantes" e reitera recuperação de pensões

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 set (Lusa) - A coordenadora do BE, Catarina Martins, afirmou hoje que os bloquistas estão a chegar a acordo com o Governo sobre matérias importantes, saudou o aumento dos indexantes dos apoios sociais e reiterou a defesa de recuperação das pensões.

"Em matérias tão diferentes como a energia, como a habitação, como o combate à precariedade, estamos a chegar a acordo sobre matérias importantes. E isso dá-nos alguma confiança na possibilidade de um Orçamento do Estado que responda aquilo que é o acordo que fizemos: parar o empobrecimento em Portugal, respeitar quem vive do seu trabalho", afirmou Catarina Martins.

Após a audiência com o primeiro-ministro, António Costa, de preparação da Cimeira de Bratislava, a coordenadora do Bloco saudou o descongelamento do indexante do apoio social, pela primeira vez em sete anos, como é avançado pelo Jornal de Negócios.

"É uma das medidas que estava inscrita no acordo, o descongelamento do indexante de apoio social. O Governo já assumiu que vai acontecer neste Orçamento, ainda bem que é assim. Estou certa que os acordos que foram feitos vão ser todos cumpridos e este é um passo importante nessa matéria", disse.

Sobre as negociações para o Orçamento do Estado, Catarina Martins reiterou que "o BE dá muita importância à recuperação das pensões, porque os pensionistas são aqueles que ainda não tiveram qualquer recuperação de rendimentos até agora com as medidas de uma nova maioria parlamentar".

"Consideramos que, tendo em conta a carreira contributiva que as pessoas tiveram, as pensões baixas em Portugal, a pobreza entre idosos, para este Governo tem de ser uma prioridade a recuperação de rendimentos dos pensionistas", afirmou.

ACL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".