Paulo Portas afirma que modelo de governação da CGD "deve ser revisitado"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 out (Lusa) -- O Governo defende, no guião com orientações para a reforma do Estado apresentado hoje, que o modelo de governação da Caixa Geral de Depósitos (CGD) "deve ser revisitado".

No documento, aprovado hoje em Conselho de Ministros, o Governo afirma que "o modelo de governação da CGD, na medida em que o Estado é o único acionista, deve ser revisitado".

O executivo afirma que a "CGD fará a diferença como banco público se fizer a diferença na orientação do crédito para as PME [pequenas e médias empresas] do setor privado português" e refere que a consagração de uma carta de missão para a instituição "representa um passo em frente e o escrutínio anual dos seus objetivos permitirá assinalar o respetivo grau de cumprimento".

A 27 de julho de 2011, a CGD anunciou um novo modelo de governação que extinguiu o Conselho Fiscal.

Com a adoção do modelo de governação anglo-saxónico, o banco público passou a contar com 11 responsáveis que integram o Conselho de Administração e a Comissão Executiva, quando anteriormente contava com sete administradores e três membros do conselho fiscal.

A 09 de julho deste ano, o Governo nomeou uma nova equipa de gestão da CGD, confirmando-se Álvaro Nascimento na presidência do Conselho de Administração e mantendo-se José de Matos como presidente executivo.

CSJ(DN)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.