Viana vai ter custos de água menores para quem ajudou a combater fogos

Viana vai ter custos de água menores para quem ajudou a combater fogos
| Norte
Porto Canal (AYQ) com Lusa

Os habitantes do concelho que ajudaram a combater os incêndios florestais da semana passada, em Viana do castelo, vão ter ajuda dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC). Os serviços anunciaram esta quinta-feira que vão "minimizar" os custos provocados pelo consumo de água.

Trata-se de uma "medida excecional" tendo em conta "que muitos consumidores disponibilizaram água para combate aos incêndios, apoiando os bombeiros”, sublinharam os SMSBVC em comunicado.

A medida será concretizada depois de "apurado o número de consumidores" que prestaram auxílio no combate ao fogo através do fornecimento de água, e de "avaliados os consumos de água desses consumidores, em igual período do ano passado”, a articular com as Juntas de Freguesia mais afetadas pelas chamas.

Os números avançados, esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, avançam que os últimos incêndios consumiram "cerca de seis mil hectares de floresta, 30% da área florestal do concelho".

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Câmara de Viana do Castelo garante que ligação rodoviária ao Porto avança ainda em 2024

O novo autocarro que ligará, diariamente, Viana do Castelo à cidade do Porto deverá arrancar ainda no presente ano, escreve, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias, citando o anúncio feito pelo presidente da região do Alto Minho, Luís Nobre.