Fogo no concelho de Vila Nova de Cerveira lavra há dez horas

Fogo no concelho de Vila Nova de Cerveira lavra há dez horas
| Norte
Porto Canal

Sessenta e quatro operacionais permaneciam esta madrugada no combate às chamas do incêndio em Reboreda e Nogueira, concelho de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, em curso há dez horas.

O incêndio, referido na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) como a única ocorrência significativa às 03:56 de hoje, deflagrou às 17:54 de segunda-feira.

Os 64 operacionais, incluindo 59 bombeiros, estavam àquela hora a ser apoiados por 19 meios terrestres.

A Proteção Civil destaca como "ocorrências importantes", em que inserem os incêndios de grandes dimensões, aqueles com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos, mas apenas contemplam os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

A informação disponível na página da Proteção Civil, pelas 03:56, refere a existência de 28 fogos em todo o país que são combatidos por 1.292 operacionais e 418 meios terrestres, sendo Aveiro o distrito com mais situações (seis), concentrando o maior dispositivo (888 elementos e 303 meios).

Já os distritos da Guarda, Viana do Castelo e Porto, com um total de sete ocorrências, concentram no combate às chamas 268 operacionais e 84 viaturas terrestres.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.