Mais de 800 operacionais combatem fogo no concelho de Arouca

Mais de 800 operacionais combatem fogo no concelho de Arouca
| Norte
Porto Canal com Lusa

Mais de 800 operacionais estavam pelas 04:00 de hoje mobilizados no combate ao incêndio florestal no concelho de Arouca, a única ocorrência importante em curso no continente português, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Àquela hora, o incêndio em Arouca, distrito de Aveiro, mobilizava 831 operacionais e 256 meios terrestres.

“Nas últimas horas está a evoluir favoravelmente e com a noite pode haver melhorias”, disse fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) à agência Lusa, ao fazer o balanço do combate ao incêndio que no sábado se alastrou ao concelho de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu disse à Lusa que durante a madrugada de hoje "houve alguns reacendimentos" no incêndio em São Pedro do Sul, que pelas 03:30 mantinha “pequenas frentes” ativas.

Este mesmo cenário tinha sido antecipado pelo presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, que em declarações aos jornalistas afirmou pelas 23:30 de domingo, que a situação estava “controlada", mas que podia haver reacendimentos nas horas seguintes, evidenciando uma postura prudente.

Este incêndio causou no sábado um ferido grave, que se encontra internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e que segundo a Unidade de Queimados, do hospital, mantém "prognóstico reservado”.

Dois incêndios foram dominados já durante a madrugada de hoje. Um fogo que lavrava desde as 15:38 de domingo, em Celorico da Beira, na freguesia de Mesquitela, no distrito da Guarda, foi dominado pelas 00:10, enquanto outro fogo que teve início na noite de domingo (20:14), em Alverca da Beira, no concelho de Pinhel, no distrito de Viseu, foi dominado às 02:20.

A Proteção Civil destaca, nesta página, como “ocorrências importantes”, em que inserem os incêndios de grandes dimensões, aqueles com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos, mas apenas contemplam os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

+ notícias: Norte

FC Porto: As primeiras palavras de David Carmo de Dragão ao peito

Está apresentada a primeira aquisição do FC Porto para a temporada 2022/23. David Carmo nasceu em Aveiro há 22 anos, tem 1,96 metros de altura e é um dos jovens intenrnacionais portugueses mais promissores da atualidade. Com passagens pelos escalões de formação do Beira-Mar, Estarreja, Benfica, Anadia e Sanjoanense antes de se fixar no SC Braga, o defesa sagrou-se Campeão Europeu de Sub-19 enquanto titular da seleção nacional em 2018 e, três anos depois, ergueu a Taça de Portugal com a camisola dos arsenalistas.

PSP detém 14 pessoas em operação sobre material furtado no Grande Porto

A PSP deteve hoje 14 pessoas e apreendeu "alguns milhares de peças de vestuário" numa operação sobre material "furtado" que decorre "desde o início desta manhã" no Grande Porto, indicou fonte do Comando Metropolitano do Porto.

Enfermeiro do IPO-em protesto por melhores condições de trabalho. Exigem que "todo o trabalho que efetuam seja pago"

Os enfermeiros do IPO-Porto estiveram ao longo desta terça-feira em protesto por melhores condições de trabalho. No local, o Porto Canal esteve à conversa com Fátima Monteiro do sindicato dos enfermeiros portugueses e, entre as várias declarações, Fátima explicou que os profissionais reivindicam "aquilo que acham que é justo", ou seja, "todo o trabalho que efetuam seja pago".