S. Pedro do Sul tem quase tantos operacionais como o total dos outros fogos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 ago (Lusa) - O incêndio que lavra em S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, iniciado há uma semana, mobiliza esta manhã quase tantos operacionais como o total dos 27 fogos de menores dimensões que estão ativos em todo o país.

A informação disponível na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), cerca das 07:30, refere a existência de 27 fogos em todo o país que são combatidos por 928 operacionais e 306 meios terrestres, sendo Guarda e Castelo Branco os distritos com mais situações (quatro cada distrito).

O incêndio de S. Pedro do Sul é único de grandes dimensões apontado pela ANPC, mobiliza 833 operacionais apoiados por 257 meios terrestres e tem três frentes ativas.

O fogo deflagrou na tarde do dia 08 de agosto, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, mas deslocou-se para o concelho vizinho, de S. Pedro do Sul, onde já destruiu vasta área de mato e de floresta, e levou à retirada de habitantes de várias povoações.

No final da noite de domingo, o presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, disse que a situação estava controlada, o que não significava que não houvesse reacendimentos.

As condições meteorológicas podem ser menos adversas hoje e a expectativa mantinha-se relativamente ao vento, mas o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta ainda para um risco de incêndio muito elevado nesta zona.

O presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul dizia no final da noite que "o concelho tem 250 quilómetros quadrados. A área que está ardida é muito grande, provavelmente equiparada a um terço ou um quarto" do seu total.

O primeiro-ministro, António Costa, visita hoje a zona atingida por este incêndio, e durante a manhã desloca-se ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Arouca e encontra-se com presidentes de câmara dos concelhos do distrito de Aveiro atingidos pelos fogos, e à tarde vai ao Parque Nacional Peneda Gerês.

EA (EO) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.