Situação está controlada em S. Pedro do Sul, diz autarca

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 ago (lusa) - O presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, afirmou hoje que, "neste momento, a situação está controlada" relativamente ao incêndio que atingiu o concelho.

"Neste momento, a situação está controlada, o que não significa que não haja reacendimentos" nas próximas horas, afirmou o autarca cerca das 23:30, mostrando-se prudente em relação ao evoluir da situação.

Contactado por telefone a partir de Lisboa, Vítor Figueiredo disse que visitou toda a área circundante e que viu apenas dois pequenos focos de incêndio, estando os bombeiros no local.

Segundo o autarca, um dispositivo de combate ao incêndio vai manter-se no local. "Vai tudo depender do vento, vamos ver", afirmou.

Em declarações feitas ao final da tarde aos jornalistas, Vítor Figueiredo indicou que "o fogo veio do concelho de Arouca", distrito de Aveiro, e "entrou na segunda-feira no concelho de S. Pedro do Sul", no distrito de Viseu.

"Os primeiros quatro dias foram muito maus, porque não tivemos qualquer tipo de apoio", lamentou o autarca, considerando que estas situações "não podem voltar a acontecer".

"O concelho de S. Pedro do Sul tem 250 quilómetros quadrados. A área que está ardida é muito grande, provavelmente equiparada a um terço ou um quarto de todo o nosso concelho", disse também na mesma ocasião.

EO (AMF) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

Não se registaram totalistas no sorteio desta quinta-feira do Eurodreams, contudo houve dois apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

Concentração de pólen no ar. Próxima semana traz risco moderado a grave

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) alertou esta quinta-feira os doentes alérgicos para o risco moderado a elevado da concentração de pólen na atmosfera em Portugal continental a partir de sexta-feira.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira. Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.