S. Pedro do Sul tem quase tantos operacionais como o total dos outros fogos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 ago (Lusa) - O incêndio que lavra em S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, iniciado há uma semana, mobiliza esta manhã quase tantos operacionais como o total dos 27 fogos de menores dimensões que estão ativos em todo o país.

A informação disponível na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), cerca das 07:30, refere a existência de 27 fogos em todo o país que são combatidos por 928 operacionais e 306 meios terrestres, sendo Guarda e Castelo Branco os distritos com mais situações (quatro cada distrito).

O incêndio de S. Pedro do Sul é único de grandes dimensões apontado pela ANPC, mobiliza 833 operacionais apoiados por 257 meios terrestres e tem três frentes ativas.

O fogo deflagrou na tarde do dia 08 de agosto, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, mas deslocou-se para o concelho vizinho, de S. Pedro do Sul, onde já destruiu vasta área de mato e de floresta, e levou à retirada de habitantes de várias povoações.

No final da noite de domingo, o presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, disse que a situação estava controlada, o que não significava que não houvesse reacendimentos.

As condições meteorológicas podem ser menos adversas hoje e a expectativa mantinha-se relativamente ao vento, mas o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta ainda para um risco de incêndio muito elevado nesta zona.

O presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul dizia no final da noite que "o concelho tem 250 quilómetros quadrados. A área que está ardida é muito grande, provavelmente equiparada a um terço ou um quarto" do seu total.

O primeiro-ministro, António Costa, visita hoje a zona atingida por este incêndio, e durante a manhã desloca-se ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Arouca e encontra-se com presidentes de câmara dos concelhos do distrito de Aveiro atingidos pelos fogos, e à tarde vai ao Parque Nacional Peneda Gerês.

EA (EO) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.