Cortes na A25, A29 e em cinco estradas nacionais, IP5 reaberto

Cortes na A25, A29 e em cinco estradas nacionais, IP5 reaberto
| Norte
Porto Canal com Lusa

As autoestradas 25 e 29 permanecem cortadas em alguns locais devido aos incêndios, bem como cinco estradas nacionais, mas o IP5 já foi reaberto, indicou hoje à Lusa fonte do comando-geral da GNR.

A A25 está cortada na zona de Sever do Vouga, entre o quilómetro 25 e o 42, enquanto a A29 está intransitável entre o quilómetro zero e o 11, na zona de Estarreja.

Segundo a mesma fonte, encontram-se igualmente cortadas as estradas nacionais 224 (Castelo de Paiva), 326 (Arouca), 230 (Águeda), 304 (Terras de Bouro) e a 228 (Vouzela).

O IP5, que estava cortado nos dois sentidos, entre o quilómetro 74 e 82, já foi reaberto, de acordo com a GNR.

Às 04:55, segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, existiam 116 fogos em Portugal continental, que estavam a ser combatidos por 3.796 operacionais, apoiados por 1.202 meios terrestres.

Daqueles fogos, a Proteção Civil considerava 12 como ocorrências importantes, ou seja, com mais de três horas de duração ou mais de 15 meios de socorro.

As 12 ocorrências importantes registam-se nos distritos de Braga (01), Aveiro (06), Vila Real (01), Viana do Castelo (02), Leiria (01), e Viseu (01).

+ notícias: Norte

Universidade do Minho quer levar satélite ao espaço já em janeiro de 2025

O satélite PROMETHEUS-1, da Universidade do Minho, vai ser lançado para o espaço em janeiro de 2025. Esta é a vontade da instituição que, com o primeiro lançamento quer “levar o espaço à sala de aula”, afirma o investigador Alexandre Ferreira da Silva, do Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia, citado em comunicado enviado às redações.

Tribunal ordena perícia ao Teatro Sá da Bandeira para apurar condições de segurança

O tribunal ordenou uma perícia ao Teatro Sá Bandeira, no Porto, para apurar, entre outros, se, tal como alega o atual proprietário do imóvel classificado, não existem condições de segurança por falta de manutenção que era devida ao inquilino.

Regulamento de animadores de rua do Porto entra em vigor a 12 de dezembro

O regulamento dos animadores de rua do Porto, que pretende assegurar a harmonia entre os diferentes utilizadores do espaço público em locais e períodos com elevada atratividade na cidade, entra em vigor no dia 12 de dezembro.