Mais de 300 incêndios e quase seis mil homens no terreno
Porto Canal com Lusa
Lisboa, 10 ago (Lusa) -- Mais de 300 incêndios florestais e quase seis mil homens no terreno são o balanço do dia de hoje, com o norte do país a ser a zona mais atingida, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Até às 19:30, a ANPC tinha registado "319 incêndios florestais com mais de 5.887 operacionais, 1.544 meios e 74 missões com meios aéreos", resumiu, ao início da noite, o Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura.
Os casos considerados mais problemáticos e que mobilizavam mais operacionais ao início da noite de hoje registavam-se todos a norte do rio Mondego: nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viseu.
Em Aveiro havia registo de "cinco situações preocupantes", nos concelhos de Agueda, Arouca, Albergaria, Castelo de Paiva e Anadia.
Em Viana do Castelo, as atenções estavam centradas nos incêndios de Arcos de Valdevez, Caminha e Viana do Castelo.
A ANPC considerou ainda preocupantes os incêndios em Vieira do Minho (distrito de Braga), Castanheira de Pera (Leiria) e Gondomar (Porto).
José Manuel Moura alertou para a previsão do agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, entre as 23:00 e as 06:00, altura em que os ventos poderão atingir os 80 ou 90 Km/hora.
No entanto, o comandante acredita que o número de incêndios do dia de hoje se aproxime dos registados na terça-feira, quando a ANPC contabilizou 365 fogos.
Caso se confirme a previsão da ANPC, o passado domingo continuará a ser dia do ano em que se registaram mais ocorrências (455).
SIM // ARA
Lusa/Fim