Mais de 300 incêndios e quase seis mil homens no terreno

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 ago (Lusa) -- Mais de 300 incêndios florestais e quase seis mil homens no terreno são o balanço do dia de hoje, com o norte do país a ser a zona mais atingida, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Até às 19:30, a ANPC tinha registado "319 incêndios florestais com mais de 5.887 operacionais, 1.544 meios e 74 missões com meios aéreos", resumiu, ao início da noite, o Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura.

Os casos considerados mais problemáticos e que mobilizavam mais operacionais ao início da noite de hoje registavam-se todos a norte do rio Mondego: nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viseu.

Em Aveiro havia registo de "cinco situações preocupantes", nos concelhos de Agueda, Arouca, Albergaria, Castelo de Paiva e Anadia.

Em Viana do Castelo, as atenções estavam centradas nos incêndios de Arcos de Valdevez, Caminha e Viana do Castelo.

A ANPC considerou ainda preocupantes os incêndios em Vieira do Minho (distrito de Braga), Castanheira de Pera (Leiria) e Gondomar (Porto).

José Manuel Moura alertou para a previsão do agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, entre as 23:00 e as 06:00, altura em que os ventos poderão atingir os 80 ou 90 Km/hora.

No entanto, o comandante acredita que o número de incêndios do dia de hoje se aproxime dos registados na terça-feira, quando a ANPC contabilizou 365 fogos.

Caso se confirme a previsão da ANPC, o passado domingo continuará a ser dia do ano em que se registaram mais ocorrências (455).

SIM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.