Hipopótamos, jacarés e elefantes inquietam população no leste de Angola

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cazombo, Angola, 25 out (Lusa) - Hipopótamos, jacarés e elefantes têm tirado o sossego a populares da região angolana de Cazombo, província do Moxico, no leste de Angola, tendo os répteis matado este ano quatro pessoas.

A notícia hoje divulgada pela agência Angop adianta ainda que vários hipopótamos têm destruído plantações de mandioca, batata-doce e outros produtos agrícolas nos arredores da vila de Cazombo, sede municipal do Alto-Zambeze, deixando os populares sem mantimentos.

Os habitantes estão igualmente preocupados com a presença de jacarés nas margens do rio Zambeze, que já provocaram quatro mortos este ano, o último o de uma mulher, de 45 anos, que saía da lavra.

"Os jacarés estão a flutuar próximo da ponte do rio Zambeze e na lagoa de Mbala, à caça de qualquer presa que aí apareça", referiram habitantes citados pela Angop.

Já os elefantes têm destruído igualmente as plantações dos populares, que lamentam o facto de aqueles mamíferos comerem até a mandioca que as mulheres colocam no rio para ser transformada em bombo (tubérculo da mandioca, fermentado e enxuto, para ser transformado em farinha).

"Estes animais não têm medo do homem e estão a fazer tudo por tudo para se alimentarem, mas a população também está a procurar métodos para afugentá-los", contou um dos moradores da região.

O conflito homem/animal regista-se em Angola desde o final da guerra, em 2002, altura em que muitos animais, fugidos para países vizinhos, sobretudo elefantes e hipopótamos, começaram a regressar ao país, destruindo aldeias e plantações localizadas no seu anterior habitat.

NME // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.