Retomados confrontos entre rebeldes e exército na República Democrática do Congo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Goma, República Democrática do Congo, 25 out (Lusa) -- Novos confrontos eclodiram hoje entre o exército e os rebeldes no leste da República Democrática do Congo, a cerca de 25 quilómetros a norte da estratégica cidade de Goma, segundo ambas as partes e as Nações Unidas.

Os confrontos, que começaram entre as 04:00 e as 05:00 (entre as 03:00 e as 04:00 em Lisboa), são os primeiros registados desde a suspensão, na segunda-feira, das negociações entre o Governo de Kinshasa e os rebeldes do movimento 23 de março (M23), em Campala (Uganda).

Ambas as partes acusaram-se mutuamente de terem sido atacadas primeiro, segundo a agência AFP, que cita o porta-voz do exército e o dos rebeldes.

O M23, ativo desde maio de 2012 na província do Kivu do Norte, é formado por antigos rebeldes reintegrados no exército no quadro de um acordo de paz assinado em 2009, que se amotinaram por considerarem que este não tinha sido plenamente aplicado.

As negociações de paz tinham recomeçado em Campala a 10 de setembro, após uma interrupção de vários meses.

A ONU e os enviados especiais da comunidade internacional, em comunicado, exortaram hoje os dois lados a "darem mostras de contenção no terreno para permitir a conclusão do diálogo".

DM (PAL) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.