Trump reitera intenção de construir muro na fronteira com o México

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cleveland, Estados Unidos, 22 jul (Lusa) -- O magnata Donald Trump reiterou hoje a intenção de construir um muro na fronteira com o México, no discurso em que aceitou a nomeação como candidato do Partido Republicano à Casa Branca.

"Vamos construir um grande muro para pôr fim à imigração ilegal, para pôr fim aos gangues e à violência, para impedir a entrada da droga", afirmou Trump, num discurso que encerra hoje a Convenção Republicana, em Cleveland, no estado do Ohio.

Durante a campanha antes das primárias republicanas, Trump prometeu que se for eleito, construirá um muro na fronteira mexicana, pago pelo México, para impedir a imigração ilegal. Também manifestou a intenção de expulsar dos Estados Unidos os 11 milhões de imigrantes ilegais que trabalham e vivem no país.

Donald Trump foi esta terça-feira nomeado oficialmente candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de 08 de novembro nos Estados Unidos.

Ao longo dos últimos 12 meses, o mediático e controverso milionário quebrou todas as regras do politicamente correto, mudou o curso da campanha presidencial, deixou para trás todos os seus concorrentes e impôs-se ao eleitorado do 'Grand Old Party' (GOP, como o Partido Republicano é conhecido) nas eleições primárias.

O magnata de 70 anos, que fez fortuna no setor imobiliário e que nunca ocupou qualquer cargo político, já tinha considerado por diversas vezes avançar com uma candidatura presidencial, mas só este ano concretizou a intenção.

FV (MSE/ SCA) // MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.