Turquia: Aeroportos de Istambul começaram a retomar a normalidade

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Istambul, 16 Jul (Lusa) - Os aeroportos de Istambul começaram já a retomar a normalidade, depois da tentativa de golpe de Estado ocorrida na sexta-feira e que interrompeu durante a noite a maior parte do tráfego aéreo.

Segundo a agência espanhola Efe, depois de a companhia aérea Turkish Airlines ter anunciado a normalização dos seus voos, foi perto do meio-dia que os quadros de informação nos aeroportos começaram a mostrar indicações relativas a voos internacionais programados ou já prontos a descolar.

Em declarações à cadeia televisiva NTV, o gerente da Turkish, Ilker Ayci, prometeu que, o mais tardar no domingo, todos os passageiros poderão retomar os seus voos.

Ayci pediu aos passageiros que aguardam voo que mantenham a calma, prometendo pagar todas despesas de alojamento provocadas pelas anulações, e aconselhou-os a transportar a menor quantidade de bagagem possível para facilitar os embarques.

No aeroporto de Sabiha Gökçen, algumas companhias aéreas cancelaram saídas internacionais, mas a maioria opera com normalidade.

O aeroporto de Atatürk foi rodeado por tanques de militares golpistas no início da noite de sexta-feira e todo o tráfego aéreo foi interrompido, mas durante a madrugada os militares retiraram-se e uma multidão tomou o recinto, altura em que finalmente aterrou o avião do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

SO // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Primeiro-ministro eslovaco "entre a vida e a morte" após ser baleado

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, está "entre a vida e a morte", segundo o governo do país da Europa central, depois de ter sido baleado esta quarta-feira "várias vezes", de acordo com a sua página oficial no Facebook.

Português morre em acidente de trabalho em Saragoça

Um homem de 39 anos, de nacionalidade português, morreu esta terça-feira, num um acidente de trabalho numa fábrica de vidro (Verallia), na localidade de Cuarte de Huerva, em Saragoça, Espanha, revelou a Europe Press que cita o Governo de Aragão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.