Turquia: Governo pede extradição dos oito militares revoltosos que fugiram para a Grécia
Porto Canal com Lusa
Ancara, 16 jul (Lusa) - A Turquia pediu a extradição dos oito militares revoltosos que fugiram para a Grécia num helicóptero, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros turco a uma estação televisiva.
"Pedimos à Grécia para extraditar os oito traidores o mais rápido possível", disse o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, à estação televisiva HaberTurk, na sequência da tentativa fracassada de golpe de Estado de sexta-feira à noite na Turquia.
Os oito homens aterraram num helicóptero militar turco na Grécia, pedindo asilo, segundo já tinha revelado a polícia grega anteriormente.
A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje que a situação no país "está completamente sob controlo".
O último balanço aponta para 161 mortos entre civis e forças leais ao regime de Erdogan, 1.440 feridos e 2.839 militares revoltosos detidos.
De acordo com a agência espanhola EFE, o primeiro-ministro turco adiantou que apenas 20 militares revoltosos morreram no decurso da tentativa de golpe de Estado, números que contrariam o balanço inicialmente avançado pelas Forças Armadas do país, que apontavam para 104 mortes de militares revoltosos, abatidos pelas forças leais ao presidente Erdogan.
JMG // SO
Lusa/fim