Basílio Horta (PS) atribui pelouros a PSD e CDU na Câmara de Sintra

| Política
Porto Canal / Agências

Sintra, 23 out (Lusa) - O Partido Socialista de Sintra anunciou hoje ter chegado a acordo para a atribuição de pelouros a vereadores eleitos pelo PSD e CDU para garantir "a governabilidade" da Câmara Municipal.

Em comunicado, o partido que venceu as eleições de 29 de setembro, refere que este acordo, que deixa de fora os eleitos pelo movimento independente Sintrenses com Marco Almeida, permite a estabilidade quer na Câmara quer na Assembleia Municipal de Sintra.

O PS elegeu em Sintra quatro vereadores, os mesmos que o candidato independente Marco Almeida. O candidato dos socialistas, Basílio Horta, conquistou (com 26,8% dos votos) a câmara que era governada pelo social-democrata Fernando Seara, que teve Marco Almeida como vice-presidente nos três mandatos.

O cabeça-de-lista do movimento 'Sintrenses com Marco Almeida' (que foi criado em rutura com o PSD, depois de o partido ter escolhido Pedro Pinto para cabeça-de-lista) ficou em segundo lugar, com 25,4%. O PSD, que apresentou Pedro Pinto, registou 13,8%, enquanto a CDU, com Pedro Ventura, ficou em quarto lugar, com 12,5%.

Com o acordo, o novo presidente da Câmara de Sintra junta aos quatro vereadores socialistas os dois eleitos pelo PSD e o da CDU, ficando com uma maioria absoluta no executivo: sete vereadores contra quatro da candidatura de Marco Almeida.

JYR // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".