Brexit: 27 reúnem-se para debater novo desenho da União Europeia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 29 jun (Lusa) - Uma reunião informal inédita vai juntar esta manhã, em Bruxelas, os líderes de 27 Estados-membros da União Europeia (UE) para debater a saída do Reino Unido do seu seio, na sequência do referendo da semana passada.

O encontro decorrerá horas depois de o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ter informado os seus pares do resultado da votação no seu país e defendido que caberá ao próximo Governo do país a decisão sobre os termos da saída.

Aos jornalistas, o britânico assumiu ter sido o seu último Conselho Europeu, no qual houve "um respeito unânime pela decisão britânica" de sair da UE, depois desta opção ter conquistado 51,9% dos votos.

O governante alegou ser necessário tempo para definir a desejada relação próxima entre as duas partes, uma posição que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse compreender.

Porém, o líder do executivo comunitário avisou "não haver meses para meditar", reafirmando a necessidade da ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, de saída de um Estado-membro, "o mais depressa possível".

Tal como na terça-feira, Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, António Costa.

PL (IG) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.