Brexit: Cameron garantiu que cidadãos da UE são "muito bem-vindos"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 28 jun (Lusa) - O primeiro-ministro, António Costa, ouviu hoje do seu homólogo britânico a garantia de que "todos os originários dos Estados-membros da União Europeia (UE) são muito bem-vindos ao Reino Unido", depois de queixas de imigrantes, incluindo portugueses, de atos xenófobos.

Após a cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, em Bruxelas, António Costa relatou aos jornalistas a "posição genérica do primeiro-ministro britânico condenando todas as formas de violência e que recusa qualquer atitude xenófoba".

"E que todos os originários dos estados membros da UE são muito bem-vindos ao Reino Unido", acrescentou o chefe do executivo, numa referência às queixas feitas, nos últimos dias, por imigrantes no Reino Unido, incluindo portugueses, acerca do aumento de atos racistas e xenófobos.

As autoridades britânicas registaram mais 57% de queixas contra crimes de ódio desde sexta-feira - quando foi conhecida a vitória do 'Brexit', ou seja a vitória da opção da saída do Reino Unido da UE, em referendo.

Questionado sobre o resultado do primeiro encontro de Cameron com os líderes europeus depois do referendo, Costa referiu que não foi dada "nenhuma informação suplementar" ao já conhecido.

O governante lembrou que nesta situação "não há uma questão de pressa ou não pressa" até porque David Cameron anunciou a sua demissão e que será o seu sucessor a negociar a saída dos 28.

António Costa indicou ainda que a única hipótese é a da saída do Reino Unido porque "nunca ninguém apresentou a hipótese de não ser respeitada a vontade do povo britânico".

Na quarta-feira decorrerá a primeira reunião informal a 27, sem o Reino Unido, sobre a questão do 'Brexit'.

PL (BM) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Primeiro-ministro eslovaco "entre a vida e a morte" após ser baleado

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, está "entre a vida e a morte", segundo o governo do país da Europa central, depois de ter sido baleado esta quarta-feira "várias vezes", de acordo com a sua página oficial no Facebook.

Português morre em acidente de trabalho em Saragoça

Um homem de 39 anos, de nacionalidade português, morreu esta terça-feira, num um acidente de trabalho numa fábrica de vidro (Verallia), na localidade de Cuarte de Huerva, em Saragoça, Espanha, revelou a Europe Press que cita o Governo de Aragão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.