Brexit: Secretário de Estado dos EUA diz que saída da UE pode não acontecer

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 29 jun (Lusa) -- O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou, na terça-feira, que o "Brexit" pode nunca vir a ser implementado e que Londres não tem pressa para sair da União Europeia.

Falando um dia depois das conversações com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o chefe da diplomacia norte-americana afirmou que o ainda líder se sente "incapaz" de negociar uma saída que não deseja.

"Este é um divórcio muito complicado", observou Kerry, referindo-se à saída do Reino Unido ("Brexit"), opção escolhida pelos britânicos no referendo da semana passada.

Kerry, que visitou Downing Street na segunda-feira, afirmou que Cameron abominava invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, um gesto que ativaria um calendário de dois anos para a saída do Reino Unido do bloco.

Londres não pretende ficar encurralada no final desse período sem um novo acordo de associação e ser forçada a sair da União Europeia sem um, explicou Kerry, durante uma conferência em Aspen, Colorado.

Cameron "sente-se impotente -- e eu penso que é justo -- por sair e começar a negociar uma coisa em que ele não acredita e não tem ideia de como fazer", realçou.

Kerry disse também que a maioria das pessoas que votou a favor da saída também não faz ideia como efetivá-la, referindo-se aparentemente aos que fizeram campanha pelo "Brexit" como o antigo presidente da câmara de Londres Boris Johnson.

Questionado por um painel moderador se tal significava que a decisão do "Brexit" poderia ser revertida e se sim de que modo, Kerry respondeu: "Penso que há uma série de maneiras".

"Eu não quero como secretário de Estado mandá-los embora hoje. Penso que seria um erro. Mas há inúmeras formas".

DM // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.