Eslovénia lamenta decisão britânica mas acredita no fortalecimento da UE

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Zagreb, 24 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro esloveno, Miro Cerar, lamentou hoje a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, mas manifestou a sua convicção de que o "Brexit" contribuirá para o fortalecimento e renovação do bloco europeu.

"Estou convencido de que, depois de um provável período de relativa insegurança nos mercados internacionais, a decisão britânica levará a um fortalecimento acrescido da União e à sua renovação", afirmou o chefe do Governo da Eslovénia, através de um comunicado, citado pela agência EFE.

O mesmo responsável considerou que o resultado destas alterações se traduzirá numa resposta "mais eficaz, com maior solidariedade, decisão e unidade" da UE aos desafios modernos.

"Estou convencido de que há que preservar e fortalecer ainda mais a UE enquanto comunidade e projeto de promoção da paz, cooperação, liberdade e segurança", sublinhou Cerar, acrescentando que o Governo esloveno "respeita, mas lamenta" a decisão britânica.

Também o chefe da diplomacia eslovena, Karl Erjavec, considerou hoje que a decisão britânica "representará um grande desafio, tanto para o Reino Unido, como para a UE".

A decisão dos britânicos deve-se "possivelmente ao papel demasiado grande da burocracia e ao afastamento da UE dos eleitores e cidadãos", acrescentou Karl Erjavec, de acordo com a agência eslovena de notícias, STA, citada pela EFE.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%.

APL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.