BCE acompanha de perto mercados financeiros e está pronto para fornecer liquidez

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, Alemanha, 24 jun (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) afirmou hoje que está a acompanhar de perto os mercados financeiros e que está pronto para fornecer liquidez adicional se necessário em euros e em divisas estrangeiras na sequência do 'Brexit'.

Num comunicado, o BCE sublinha que está a seguir de perto os mercados financeiros e que se mantém em contacto com outros bancos centrais.

Tendo em conta a realização do referendo no Reino Unido na quinta-feira, o BCE preparou-se para estas contingências em contacto direto com outros bancos que supervisiona e considera que o sistema bancário da zona euro é resiliente em termos de capital e liquidez.

O BCE referiu ainda que continuará a assumir as suas responsabilidades para assegurar a estabilidade dos preços e a estabilidade financeira da zona euro.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado,

As principais bolsas europeias seguem hoje em forte queda, com as perdas a oscilarem, cerca das 10:00, entre os 5% e quase 11%. Londres, que abriu esta manhã a perder 8,0%, atenuava as perdas e seguia a deslizar 5,20% para 6.006,53 pontos.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.