Famílias pouparam 50 ME em medicamentos de janeiro a Agosto -- sec. de Estado

| País
Porto Canal / Agências

Penafiel, 17 out (Lusa) - O secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, disse hoje que as famílias portuguesas pouparam, de janeiro a agosto deste ano, cerca de 50 milhões de euros na compra de medicamentos.

"A política do medicamento tem sido no sentido de gerar poupanças enormes para os utentes", afirmou, em declarações à agência Lusa.

Falando em Penafiel à margem da inauguração da nova urgência do hospital daquela cidade, Manuel Teixeira frisou que a redução dos gastos tem ocorrido apesar de, naquele período, terem sido vendidos mais dois milhões de embalagens de medicamentos.

Explicando as poupanças, o secretário de Estado sublinhou a importância de o Governo ter mudado "a forma como são obtidos os preços dos medicamentos".

"Nós agora comparamos com os menores preços internacionais [dos países que fazem parte do grupo de referência - Espanha, Itália e Eslovénia] e, a partir desses, criamos os nossos", disse.

A maior concorrência interna provocada pelo Governo, disse, tem levado a baixas adicionais dos preços, o que acresce ao maior consumo de genéricos.

Para 2014, anunciou a propósito, estão previstas medidas para promover o aumento da quota de genéricos, "o que vai continuar a criar poupança e diminuição do preços dos medicamentos".

APM // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.