Durão Barroso desloca-se na quarta-feira a Lampedusa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Roma, 06 out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso desloca-se na quarta-feira à ilha de Lampedusa, em Itália, onde mais de 300 imigrantes terão morrido num naufrágio, anunciou hoje o primeiro-ministro italiano.

"Pedimos ao presidente da Comissão Europeia que venha e tome conhecimento [da situação] por si mesmo. Estará na quarta-feira a visitar Lampedusa", disse o chefe do Governo Enrico Letta.

O chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, disse hoje que a questão da imigração devia ser analisada no Conselho Europeu de 24 e 25 de outubro, depois do acidente de Lampedusa.

Este assunto vai fazer parte da agenda da reunião dos ministros da Administração Interna europeus que se reúnem a partir de terça-feira no Luxemburgo.

"O Mediterrâneo não pode ser um imenso cemitério a céu aberto. É preciso agir", disse Laurent Fabius, num programa televisivo.

No sábado, o primeiro-ministro francês já tinha defendido que os países europeus devem reunir-se para encontrar "rapidamente" uma "boa resposta" para a situação da imigração ilegal.

"É importante que os responsáveis políticos europeus falem sobre este assunto e depressa", disse Jean-Marc Ayrault.

O barco de pesca que viajava clandestinamente da Líbia para Lampedusa naufragou na quinta-feira, depois de uma avaria. Do total de imigrantes transportados, somente 155 foram salvos.

Testemunhos dos sobreviventes dizem que a embarcação transportava 518 imigrantes. Hoje já foram resgatados 10 corpos que se juntam aos 111 cadáveres que já tinham sido recolhidos.

EA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.