Vitória de Eduardo Rodrigues em Gaia premeia “campanha pela positiva”
Porto Canal
O porta-voz da candidatura do PS à Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, considerou hoje que a vitória de Eduardo Vítor Rodrigues foi um "prémio" para uma campanha eleitoral feita "pela positiva e sem atacar ninguém".
"O PS há 16 anos que está fora do poder municipal e este é um novo PS. Hoje o que se traduz, a confirmarem-se as projeções, é aquilo que sentimos na rua durante a campanha eleitoral. Fizemos uma campanha pela positiva e sem atacar ninguém. Uma campanha em que apresentámos os nossos projetos com realismo e os gaienses perceberam isso", disse o porta-vos da candidatura socialista.
Patrocínio Azevedo adjetivou o apoio dos gaienses como "uma onda silenciosa" que aconteceu "em crescendo" e remeteu para mais tarde uma declaração por parte de Eduardo Vítor Rodrigues que, às 21:15, ainda não tinha chegado à sede de candidatura, na avenida da República, em Gaia.
As primeiras projeções avançadas pelas televisões nacionais que dão como vencedor o PS, de Eduardo Vítor Rodrigues, seguindo-se o independente José Guilherme Aguiar e em terceiro lugar a lista PSD/CDS-PP, de Carlos Abreu Amorim.
A Câmara de Vila Nova de Gaia foi liderada durante 16 anos por Luís Filipe Menezes que nestas autárquicas concorreu, pela coligação PSD/CDS-PP, ao Porto.
É preciso remontar às eleições autárquicas de 1993 para encontrar um executivo autárquico socialista em Gaia. Heitor Carvalheiras foi o último presidente da autarquia gaiense que ganhou pelo PS neste concelho.
Além de Eduardo Vítor Rodrigues (PS), estavam na corrida autárquica em Gaia, Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).