Costa Rica usa bactéria para combater reprodução do mosquito transmissor dos vírus Zika

Costa Rica usa bactéria para combater reprodução do mosquito transmissor dos vírus Zika
| Mundo
Porto Canal

O Ministério da Saúde da Costa Rica informou hoje que está a usar na luta contra o mosquito 'Aedes aegypti' - transmissor dos vírus Zika, dengue e chikungunya - uma bactéria para neutralizar o vetor, adiantou a agência EFE.

A bactéria, chamada 'spinosad' ("Saccharopolyspora spinosa"), aplica-se em forma de comprimido em depósitos de água de grande dimensão, naturais ou não, nos quais se suspeita que o mosquito se reproduz.

A bactéria atua apenas sobre as larvas via ingestão ou contacto, não mata o mosquito adulto, e não gera qualquer toxicidade para o ser humano.

A 'spinosad' também pode ser usada em grandes quantidades de água parada em jardins, valas, canos, tanques, piscinas, fontes, contentores, entre outros.

O Ministério da Saúde recomendou o uso da bactéria aos municípios, particulares com grandes propriedades, hotéis, centros educativos e indústria em geral, desde que seguindo as recomendações dos diferentes produtores.

As autoridades de saúde explicaram que utilizar este tipo de tecnologia biológica não substitui a ativa e constante eliminação de incubadoras que deve manter-se por parte de toda a população.

A presidente executiva da Caixa Costa-riquenha de Segurança Social, Maria del Rocío Sáenz, informou hoje, em comunicado, que a instituição está a trabalhar em três objetivos: divulgação e prevenção, preparação e organização dos serviços e vigilância epidemiológica.

O Ministério da Saúde da Costa Rica intensificou a vigilância nos aeroportos e fronteiras terrestres com o objetivo de prevenir a entrada do Zika no país.

O vírus Zika manifesta-se em sintomas semelhantes aos da gripe, como febres baixas, dores de cabeça, dores nas articulações e erupções cutâneas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença está a propagar-se "de forma explosiva" pelo continente americano, com três a quatro milhões de casos esperados este ano, dos quais 1,5 milhões no Brasil, o país mais afetado.

Este vírus é associado no Brasil a um aumento de casos de microcefalia, um distúrbio de desenvolvimento fetal que causa o perímetro do crânio infantil mais baixo do que o normal, o que provoca atrasos no desenvolvimento mental.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) indicou que os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares.

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.