Zika: China prepara-se para risco da chegada do vírus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 30 jan (Lusa) -- As autoridades de saúde da China, país em que não há casos registados de Zika, estão a preparar-se para fazer face à eventual chegada do vírus portador da doença ao gigante asiático.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China elevou na sexta-feira o alerta para a possibilidade de o vírus ser importado de outros países e já desenvolveu um método de deteção e começou a instruir o pessoal médico, informou hoje o diário oficial China Daily.

Depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter advertido na quinta-feira que o Zika poderia afetar entre três e quatro milhões de pessoas na América em 2016, as autoridades chinesas anunciaram que vão cooperar e trocar informações com outros países para fazer frente aos riscos.

Os peritos chineses consideram pouco provável que o país asiático sofra um surto desta doença como o ocorrido no continente americano, dadas as adversas condições climáticas para a propagação do mosquito que transmite o vírus.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.