Pela primeira vez não haverá primeira-dama em Portugal

Pela primeira vez não haverá primeira-dama em Portugal
| País
Porto Canal (MYF)

Portugal elegeu, pela primeira vez, um Presidente divorciado. Marcelo Rebelo de Sousa namora com Rita Amaral Cabral há mais de 30 anos, mas a professora de Direito não exercerá qualquer função ao lado do novo Presidente da República.

Discreta, Rita Amaral Cabral não participa nas actividades políticas do professor, embora, segundo fontes próximas, seja um grande pilar de apoio e se interesse profundamente por política. A ex-administradora não executiva do BES não vai ser a primeira-dama de Portugal, cargo reservado no protocolo de Estado à mulher do Presidente da República, já que o novo Presidente é divorciado.

“Não há nenhuma obrigação institucional do Presidente ter uma primeira-dama e eu entendo que os planos se devem separar. Os meus netos não andarão a correr pelos jardins do Palácio de Belém nem aparecerão em encontros protocolares”, referiu Marcelo ao jornal i.

Marcelo e Rita mantêm uma relação sólida e feliz desde a década de 80, mas nunca contraíram matrimónio, nem nunca quiseram viver juntos. O professor adianta que não se vai casar mais, explicando que a religião Católica não aceita que divorciados voltem a subir ao altar.

O novo Presidente da República toma posse no dia 9 de março. 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.