Tino de Rans vence na "segunda divisão"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jan (Lusa) - Vitorino Silva foi o grande "vencedor" do grupo de cinco candidatos menos preferidos nas sondagens, conseguindo mais de 150 mil votos, a 30 mil de Edgar Silva, o candidato comunista que quase "desceu de divisão".

Dividindo o grupo de dez candidatos entre os cinco que à partida tinham mais apoio (Marcelo Rebelo de Sousa, Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Maria de Belém e Edgar Silva) e os cinco menos conhecidos (Vitorino Silva, Paulo de Morais, Henrique Neto, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira), Tino ganhou nos pequenos e Edgar perdeu nos grandes e quase "desceu de divisão").

Se Edgar Silva, apoiado pelo PCP, conseguiu apenas 3,95 por cento dos votos, Vitorino Silva, o calceteiro de Rans e que gosta que o conheçam por Tino de Rans, chegou aos 3,28, quando faltam apurar apenas os resultados de alguns consulados.

Edgar Silva, com pouco mais de 180 mil votos, conseguiu a proeza de ter menos votos do que os obtidos há cinco anos pelo candidato José Coelho, um madeirense também pouco conhecido politicamente, que ultrapassou os 187 mil votos e que ficou conhecido por "Tiririca da Madeira" pela forma descomprometida como encarou o processo.

Sem falar dos quase 300 mil votos do candidato do PCP na altura, Francisco Lopes.

O mesmo descomprometimento catapultou Tino para o primeiro lugar da "segunda divisão" e aos assinaláveis 3,28 por cento dos votos, seguindo-se com menos de 100 mil votos (99.879) o candidato Paulo de Morais, antigo vice-presidente da Câmara do Porto, e Henrique Neto, o empresário quase octogenário que teve 38.910 votos (0,84 por cento).

Dos mais pequenos entre os mais pequenos figuram Jorge Sequeira, o psicólogo e orador motivacional que só motivou 13.756 pessoas (contando com ele próprio, partindo do princípio que votou em si), e o médico de Leiria Cândido Ferreira, com 10.570 votos (seis vezes menos do que a população da cidade onde exerce).

Contas feitas, os cinco pequenos todos juntos conseguiram poucos mais votos do que Francisco Lopes há cinco anos. E os seus 315 mil votos são bastante menos do que os 469 mil da candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias. Embora mais, muito mais, do que os votos em Edgar Silva ou em Maria de Belém.

FP // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Von der Leyen, política de alianças e habitação marcam divergências entre AD e PS

A política de alianças, declarações da presidente da Comissão Europeia e a habitação marcaram esta terça-feira as divergências entre PS e AD no debate das europeias na RTP, tendo o PCP criticado a “sã convivência da União Europeia com a extrema-direita”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".