PSD/Vila Real quer fixar empresas e ampliar aeródromo

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 25 set (Lusa) -- O candidato do PSD à Câmara de Vila Real, António Carvalho, afirmou hoje que a sua prioridade passa pela fixação de empresas e a criação de empregos, numa estratégia que inclui ainda a revitalização do aeródromo local.

A candidatura social-democrata dedicou a manhã de hoje à visita a algumas empresas e ao aeródromo municipal.

"O objetivo é mostrar que estamos preocupados com a fixação das empresas e atração de investimento", afirmou António Carvalho à agência Lusa, durante uma passagem pela fábrica de cogumelos Sousacamp.

E, para estimular diretamente a criação de emprego, o PSD quer criar o Espaço Empresa na autarquia, ainda a figura do "gestor de processo" e a Agência Local de Investimento.

Depois, António Carvalho quer também "trabalhar a questão da isenção de alguns impostos municipais", de acordo com um regulamento, de forma a atrair mais empresas.

Nesta estratégia entra ainda o aeródromo de Vila Real, que o candidato do PSD quer melhorar, avançando já, numa primeira fase, com a ampliação da pista.

Além de servir os empresários, esta infraestrutura poderá ainda ser usada no incremento do turismo neste território. O social-democrata fala em adequar o aeródromo "para viagens europeias 'low-cost'".

Para concretizar este projeto, António Carvalho diz que é preciso envolver os concelhos vizinhos, para que usufruam mas também colaborem financeiramente nas obras.

O aeródromo de Vila Real era usado para a carreira aérea de Trás-os-Montes para Lisboa, a qual se encontra suspensa há praticamente um ano.

António Carvalho defende a reativação desta ligação aérea e diz que a subsidiação anunciada pelo Governo para residentes e estudantes é insuficiente.

"Nós queremos ser o motor, o timoneiro do crescimento nesta região", salientou.

Para dar vida ao centro histórico de Vila Real, o PSD propõe a criação de um espaço de incubação de indústrias criativas, dinamizar um calendário de eventos e atrair cafés, bares e discotecas, promover a reabilitação com apoios e incentivos, bem como encontrar soluções para o estacionamento.

Para apoiar os que mais precisam, o candidato quer instalar uma equipa de emergência social, trabalhar o voluntariado em rede e adquirir e reabilitar casas devolutas para arrendamento social.

Às eleições de domingo em Vila Real concorrem ainda Rui Santos (PS), Jorge Pinho (CDS-PP), Júlia Violante (CDU) e Rui Cortes (BE).

PLI // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".