Ministra do Mar realça "bom resultado" para Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 16 dez (Lusa) - A ministra do Mar manifestou-se hoje satisfeita com o desfecho das negociações em Bruxelas sobre as possibilidades de pescas para 2016, considerando tratar-se de "um bom resultado para Portugal", atendendo às propostas originais sobre a mesa.

"Conseguimos um bom resultado para Portugal face à base de que partimos, que era de facto bastante má, e julgo que o resultado global deste Conselho foi conseguir para a pesca portuguesa possibilidades de pesca que, por um lado, satisfazem largamente aquilo que têm sido as capturas tradicionais do setor, e, por outro, também garantem a sustentabilidade ambiental das pescas", declarou Ana Paula Vitorino, à saída da reunião.

No final da tradicional maratona negocial de dezembro para fixar os Totais Admissíveis de Capturas (TAC) e as quotas por Estados-membros, que assinalou também a sua estreia em conselhos de ministros da UE responsáveis pelas Pescas, Ana Paula Vitorino salientou que Portugal obteve "um crescimento global de 11,4%" nas possibilidades de pescas em águas nacionais, tendo conseguido "suavizar cortes" previstos e aumentar algumas quotas.

A título de exemplo, a ministra apontou que a proposta que "herdou" e que estava em cima da mesa previa "um decréscimo de 61% para a pescada", tendo Portugal conseguido "aquilo que foi um resultado muito bom", que é uma diminuição de apenas 25%, o que garante que a quota portuguesa "é muito superior àquilo que foram as capturas realizadas em Portugal".

Outras suavizações dos cortes em espécies importantes, disse, foram o caso do tamboril (diminuição de 10%, em vez dos 19% propostos), areeiro (estabilizou, quando estava prevista uma redução de 26%), as "boas notícias" na raia (de uma possível redução de 10% para a manutenção da quota para 2016 e ainda a possibilidade de voltar a capturar a raia curva)".

A ministra indicou também que "a quota do bacalhau da Noruega manter-se-á [em 2016] ao mesmo nível deste ano", tendo ainda Portugal obtido um aumento de 26% da quota de lagostim, que "era uma reivindicação do setor".

"Tive oportunidade de reunir com todos os protagonistas da área da pesca, trabalhadores e armadores, coisa que farei com regularidade e antes de cada conselho, porque julgo que é minha obrigação ouvir aquilo que são as preocupações do setor nas várias perspetivas", observou a governante.

Os ministros das Pescas da União Europeia, reunidos em Bruxelas desde segunda-feira, chegaram hoje de madrugada a acordo sobre as possibilidades de pescas para 2016, após uma longa maratona negocial.

ACC/IG // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.