Passos afirma confiar na forma como Banco de Portugal tem acompanhado o Banif

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 dez (Lusa) - O presidente do PSD e ex-primeiro-ministro afirmou hoje que confia na forma como o Banco de Portugal tem acompanhado a situação do Banif e recusou, neste momento, falar da atuação do seu Governo nesta matéria.

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, Pedro Passos Coelho referiu que esta "foi uma matéria que esteve na pasta de transição" do executivo PSD/CDS-PP para o atual Governo do PS, a quem disse terem sido dadas informações sobre este assunto "ainda antes mesmo de ter tomado posse".

"Eu tenho confiança, tive sempre, na forma como o supervisor vem acompanhando estes assuntos, e quero acreditar que o Governo também não terá um outro objetivo que não seja o de assegurar a estabilidade financeira", afirmou o ex-primeiro-ministro, à saída de um encontro de Natal do grupo parlamentar do PSD.

Perante a insistência dos jornalistas para que respondesse às críticas feitas à atuação do seu Governo em relação ao Banif, Passos Coelho defendeu que estas não devem ser "matérias de arremesso partidário e político" e recusou fazer qualquer comentário sobre o passado enquanto o processo estiver a decorrer.

"Se algum dia, quando esta questão estiver resolvida, alguém quiser ter um debate sério sobre este assunto, nós cá estaremos, aqueles que tiveram responsabilidades no passado, a responder por aquilo que fizeram. É assim que deve ser", acrescentou.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.