Detido homem armado que se entrincheirou em clínica nos Estados Unidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 28 nov (Lusa) -- O homem armado que esteve entrincheirado várias horas num centro de planeamento familiar no Colorado (oeste dos EUA) foi detido após ter feito pelo menos 11 feridos, informou o presidente da câmara local.

"O suspeito foi detido", declarou o responsável pela câmara da cidade de Colorado Springs, a sul de Denver, durante uma conferência de imprensa.

A polícia não revelou de imediato a identidade do suspeito, mas os seus responsáveis referiram recear que o suspeito tivesse colocado explosivos no interior do edifício.

De acordo com a polícia e fontes hospitalares, foram registados pelo menos 11 feridos no decurso desde incidente.

O agressor, um homem branco com uma espingarda de assalto, manteve uma troca de disparos com os agentes, enquanto eram retiradas do local dezenas de pessoas, informou a porta-voz da polícia local, Catherine Buckley.

O alerta foi emitido a partir dessas instalações ao meio-dia local (19:00 em Lisboa), apesar de se desconhecer se o objetivo do agressor era esse centro onde de praticam abortos, para além de numerosos serviços relacionados com a saúde reprodutiva.

Pelo menos quatro dos feridos são agentes policiais e os hospitais locais registaram nove entradas relacionadas com este incidente, apesar de ainda não terem sido anunciadas vítimas civis.

A Casa Branca referiu que o Presidente Barack Obama foi informado e acompanhou a evolução da situação, juntamente com a assessora principal de Segurança Nacional, Lisa Monaco, e a sua equipa.

Nos Estados Unidos, os centros de planeamento familiar, que praticam a interrupção voluntária da gravidez, são particularmente denegridos e frequentemente sujeitos a ameaças ou ataques de opositores radicais do aborto.

PCR // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.