Número de candidaturas à Presidência da República bate recorde

Número de candidaturas à Presidência da República bate recorde
| Política
Porto Canal (IYB)

O número de candidaturas à Presidência da República bateu recorde este ano. A maioria dos candidatos são apoiantes de esquerda.

São, até ao momento, 20 os candidatos que irão apresentar-se nas eleições marcadas para 24 de Janeiro do próximo ano. Este é um número nunca antes alcançado, já que o máximo registado foi de seis candidatos em 1980, 2006 e 2011.

Apesar da sua suposta candidatura, muitos destes pretendentes ainda não conseguiram as 7.500 assinaturas necessárias para formalizarem o processo. Tendo em conta que o prazo final para a entrega de novas candidaturas é só a 24 de Dezembro, ainda nada está decidido.

Os partidos de esquerda registam o maior número de candidatos. Falamos do empresário Henrique Neto, que foi o primeiro a apresentar-se ao lugar, seguido do ex-reitor Sampaio da Nóvoa e da ex-presidente do PS, Maria de Belém. Do Bloco de Esquerda, foi indicada a eurodeputada Marisa Matias e do PCP/Madeira, Edgar Silva.

Pela direita, avançou Marcelo Rebelo de Sousa. Apesar da sua candidatura não ter agradado ao líder do PSD e a alguns membros do partido, as sondagens continuam a dar-lhe vitória.

Os outros 11 candidatos são Paulo Morais, ex-presidente da Associação Cívica Transparência e Integridade, Castanheira Barros, advogado e militante do PSD, Paulo Borges, fundador do PAN, Manuel João Vieira, cantor e actor, o advogado Sérgio Grave Fraga e o psicólogo Jorge Sequeira.

Para além destes, também Graça Castanho, professora universitária, Orlando Cruz, empresário, Paulo Freitas do Amaral, ex-autarca e militante do CDS, Manuela Gonzaga, historiadora e escritora, Vitorino Silva (Tino de Rans), independente e calceteiro, José Pedro Simões, independente, funcionário público e António Silva, independente, ex-militar da Força Aérea. No entanto, estes ainda não obtiveram as assinaturas necessárias.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.