Ministra já "foi atacada" outras vezes e "a montanha pariu um rato" -- PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Guarda, 17 set (Lusa) - O porta-voz do PSD considerou hoje que está a haver "um ataque" à ministra das Finanças a propósito dos contratos 'swap' e que Maria Luís Albuquerque já "foi atacada" outras vezes e "a montanha pariu um rato".

Em resposta aos jornalistas, durante uma iniciativa de campanha autárquica, na Guarda, Marco António Costa defendeu que é preciso deixar a comissão parlamentar de inquérito sobre os contratos financeiros de alto risco ('swap') "fazer o seu trabalho", apelando à "serenidade".

Questionado sobre as declarações do anterior presidente da Estradas de Portugal, Almerindo Marques, segundo as quais um contrato 'swap' celebrado por esta empresa teve o "parecer favorável" de Maria Luís Albuquerque, enquanto técnica da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, o porta-voz do PSD alegou não conhecer "ao pormenor" essas declarações.

"Mas julgo que todos temos a noção de que já houve outros momentos iguais a este, em que a senhora ministra das Finanças foi atacada, criou-se a perceção de que ela teria uma grande responsabilidade, ela foi à comissão parlamentar e a montanha pariu um rato. Desculpem a expressão, mas é a expressão que me ocorre sempre depois de ver a presença da senhora ministra e as explicações que ela presta", acrescentou.

O porta-voz do PSD enquadrou "este ataque à senhora ministra das Finanças" no "plano do debate político-partidário" e considerou que "episódios" como este se irão "agravar nos próximos tempos até ao 29 de setembro", dia das eleições autárquicas.

IEL (JNM) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Rui Moreira anuncia voto em Seguro na segunda volta

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que foi mandatário nacional do candidato presidencial Luís Marques Mendes, anunciou que vai apoiar António José Seguro na segunda volta em detrimento de André Ventura.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".