Hungria ergue vedação na fronteira com a Croácia

Hungria ergue vedação na fronteira com a Croácia
| País
Porto Canal (LYV)

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, após ter impedido a entrada de refugiados na fronteira com a Sérvia, irá agora criar vedações na fronteira com a Roménia "e em certos pontos da fronteira com a Croácia", como anunciou ao jornal austríaco "Die Presse".

Viktor Orban, primeiro-ministro húngaro, anunciou esta quarta-feira, a sua intenção em prolongar a construção de vedações - que impedem os refugiados de entrar no seu país- que agora se estende à  fronteira com a Roménia e em certos pontos da fronteira com a Croácia.

"Decidimos contruir uma vedação também na fronteira com a Roménia. Vamos ainda erguer outras em certos pontos da fronteira com a Croácia”, aferiu em entrevista ao jornal austríaco “Die Presse”.

O primeiro-ministro húngaro atestou que iria opor-se à proposta de recolocação de 120 mil refugiados, que está a ser estudada pela União Europeia. “Vou votar contra. Mas se é uma lei, legalmente não nos podemos opor. A Hungria perderá em tribunal. Essa é a armadilha institucional”, justificou.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", a empresa alemã Mutanox, que vendeu arame farpado para erguer a primeira vedação na Hungria, recusou vender mais ao país. Isto porque alega que o arame farpado serve para prevenir atos criminosos e que crianças e adultos a fugirem da guerra não pode ser considerado um crime.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.