Ronaldo e Mourinho lideram contingente de quatro treinadores e 19 jogadores

Ronaldo e Mourinho lideram contingente de quatro treinadores e 19 jogadores
| Desporto
Porto Canal

O 'Bola de Ouro' Cristiano Ronaldo e o treinador campeão inglês José Mourinho são os expoentes máximos da representação portuguesa na edição 2015/16 da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol.

Sem contar com os representantes de Benfica e FC Porto, o futebol luso conta com quatro técnicos e 19 futebolistas, pertencentes a 10 equipas.

O Valência, liderado por Nuno Espírito Santo e nos seus quatros com João Cancelo, Rúben Vezo e André Gomes, e o Dinamo de Zagreb, de Eduardo, Ivo Pinto, Gonçalo Santos e Paulo Machado, são os clubes estrangeiros mais 'portugueses'.

O Zenit St. Petersburgo completa o pódio, com André Villas-Boas no comando técnico e os internacionais lusos Luís Neto e Danny.

Entre os treinadores, José Mourinho é a grande figura, contando já dois títulos - o primeiro ao serviço do FC Porto, em 2003/04, e o segundo pelo Inter de Milão, em 2009/10 - e um total de 127 jogos (quarto do 'ranking').

Pelo Chelsea, que comanda na 'Champions' pela sétima temporada, caiu três vezes nas meias-finais (perante Liverpool, duas vezes, e Atlético de Madrid) e duas nos 'oitavos' (FC Barcelona e Paris Saint-Germain), enquanto em 2007/08 foi despedido após a primeira jornada.

Quanto aos outros técnicos lusos, André Villas-Boas não acabou a época no Chelsea em 2011/12, mas comandou os londrinos em sete jogos, incluindo todos os da fase de grupos, pelo que o título 'tem' de lhe ser creditado.

De resto, o treinador que, na sua 'cadeira de sonho', levou o FC Porto ao triunfo na Liga Europa em 2010/11 tem ainda uma presença nos 'oitavos', em 2013/14, já pelo Zenit.

Por seu lado, Marco Silva cumpre, no Olympiacos, a segunda época, depois de se ter ficado pela fase de grupos em 2014/15, pelo Sporting, enquanto Nuno Espírito Santo é estreante.

No que respeita aos jogadores, Cristiano Ronaldo soma os 'mesmos' dois títulos de Mourinho, um ainda no Manchester United, em 2007/08, e outro pelo Real Madrid, em 2013/14, na final da Lisboa, face ao Atlético de Madrid.

Individualmente, o jogador 'merengue' é o melhor marcador da história da prova, com os mesmos 77 golos do argentino Lionel Messi (FC Barcelona), e foi 'rei' dos goleadores por quatro vezes, incluindo nas últimas três épocas.

O 'capitão' da seleção lusa conseguiu um recorde de 17 golos em 2012/13, e, na época passada, terminou igualado com Messi e o brasileiro Neymar, também do 'Barça'.

Quanto aos outros jogadores, Pepe (Real Madrid) também foi campeão da Europa, em 2013/14.

Por seu lado, Beto e Daniel Carriço chegam à 'Champions' depois de terem ajudado o Sevilha a vencer as duas últimas edições da Liga Europa, a primeira às custas do Benfica.

O Dinamo de Kiev (Antunes e Miguel Veloso) também conta com dois jogadores lusos, contingente que fica completo com Tiago (Atlético de Madrid), Vieirinha (Wolfsburgo), Anthony Lopes (Lyon) e Hernâni (Olympiacos).

- Lista dos jogadores e treinadores portugueses presentes na edição 2015/16 (x):

JOGADORES (19)

Grupo A: Cristiano Ronaldo e Pepe (Real Madrid).

Grupo B: Vieirinha (Wolfsburgo).

Grupo C: Tiago (Atlético de Madrid).

Grupo D: Beto e Daniel Carriço (Sevilha).

Grupo F: Hernâni (Olympiacos) e Eduardo, Ivo Pinto, Gonçalo Santos e Paulo Machado (Dinamo Zagreb).

Grupo G: Antunes e Miguel Veloso (Dinamo Kiev).

Grupo H: Luís Neto e Danny (Zenit), João Cancelo, Rúben Vezo e André Gomes (Valência) e Anthony Lopes (Lyon).

TREINADORES (4)

Grupo F: Marco Silva (Olympiacos).

Grupo G: José Mourinho (Chelsea).

Grupo H: André Villas-Boas (Zenit) e Nuno Espírito Santo (Valência).

(x) - Não inclui os que pertencem às equipas portuguesas.

+ notícias: Desporto

Direção do FC Porto emite comunicado sobre multa da UEFA

A Direção do FC Porto, através do website do clube, emitiu este sábado um comunicado sobre a multa da UEFA.

FC Porto: Salto para a eternidade

O FC Porto venceu a Liga Europa em Dublin há 13 anos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.