Juiz do Tribunal da Relação de Lisboa afirma que José Sócrates foi preso sem indícios de corrupção

Juiz do Tribunal da Relação de Lisboa afirma que José Sócrates foi preso sem indícios de corrupção
| País
Porto Canal (DYC)

Juiz desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa que votou contra a declaração de especial complexidade do processo Operação Marquês diz que o ex-primeiro-ministro foi preso sem indícios de corrupção.

O juiz José Reis invocou a "imagem do viajante que, perante a largueza da foz do rio, não cuida de descrever, ainda que sinteticamente, o seu percurso desde a nascente, presumindo e dando como adquirido que o abundante caudal que vê diante de si teve origem em tortuosos e recônditos meandros que levaram à formação de tamanha massa de água que se precipitou, sem fundamento ou justificação naquela foz", para insinuar que houve “deslumbramento” por parte da investigação da Operação Marquês.

José Reis afirma que não havia indícios de corrupção quando José Sócrates foi preso e colocado em prisão preventiva por suspeitas de fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais.

O juiz desembargador deu a conhecer a sua posição num voto de vencido num acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, que confirmou a declaração de especial complexidade do processo, decretada pelo juiz Carlos Alexandre.

+ notícias: País

GNR regista 10 mortes em 1.144 acidentes nos últimos cinco dias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.144 acidentes com 10 vítimas mortais, 33 feridos graves e 322 feridos leves desde as zero horas de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

GNR regista 10 mortes em 1.231 acidentes na operação Natal e Ano Novo 2024/2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.231 acidentes com 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos ligeiros desde as 00h00 de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

Marcelo pede que se recuse "monopólio da verdade" e "discriminações"

Marcelo Rebelo de Sousa assina esta quarta-feira, como habitualmente, um artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias, intitulado "O Natal possível". O Presidente da República pede para que se recuse o "monopólio da verdade" e se superem "discriminações injustas" e sublinhou que para muitos o dia de hoje é apenas "o Natal possível".