Encíclica papal estabelece "relação íntima entre pobres e fragilidade do Planeta"

| País
Porto Canal / Agências
Redação, 18 jun (Lusa) - O papa Francisco estabelece uma "relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta", na Encíclica "Laudato si - Sobre o cuidado da casa comum", anunciada hoje e já publicada em português pelas Edições Paulinas.

"A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do Planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do paradigma que deriva da tecnologia, a busca de outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a grave responsabilidade da política, a cultura do descartável e a proposta de um novo estilo de vida são os eixos desta encíclica, inspirada na sensibilidade ecológica de Francisco de Assis", lê-se no parágrafo 16.º do documento papal.

Esta é a primeira vez que um papa faz uma encíclica às questões ambientais, reconhecendo estas como "um importantíssimo desafio para a humanidade", afirma a editora em comunicado.

Em janeiro último, na sua vista pastoral às Filipinas, Francisco demonstrara já a preocupação com a ecologia, tendo afirmado, que havia a "necessidade de ver, com os olhos da fé, a beleza do plano de salvação de Deus, a ligação entre o ambiente natural e a dignidade da pessoa humana".

A nova encíclica do pontífice, "Louvado sejas", é inspirada no "Cântico das criaturas", de São Francisco de Assis, que, em 1979, João Paulo II proclamou Padroeiro dos Ecologistas.

Para a Paulinas Editora, o documento papal "é um urgente apelo à preservação da Terra e da Vida, através da qual a Igreja procura também influenciar os trabalhos da próxima Conferência sobre o Clima", que se realiza nos dias 07 e 08 de dezembro próximo.

Uma das metas desta cimeira, é obter-se acordo internacional, que obrigue todas as nações a manter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius.

O livro com o texto da encíclica é publicada na coleção "Voz da Igreja", da Paulinas, com o preço de venda ao público de cinco euros.

Nesta colecção encontram-se outros títulos pontifícios, designadamente "Luz da Fé", a carta encíclica "Lumen Fidei", a primeira encíclica de Francisco, assumindo e integrando na redacção o trabalho realizado pelo seu antecessor, o papa emérito Bento XVI.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.