Governo apela a trabalhadores da TAP para que 2015 seja um bom ano

| Economia
Porto Canal / Agências
Lisboa, 11 jun (Lusa) -- O Governo lançou hoje um apelo a trabalhadores e agentes económicos para que ajudem a que 2015 seja positivo para a TAP, uma vez que o bom desempenho económico e financeiro pode elevar o valor a pagar pelo comprador.

"A performance de 2015 é muito importante para dez milhões de portugueses, porque beneficiarão no futuro de um maior valor na opção de venda e de compra [dos restantes 34% do capital e de uma eventual partilha de benefício se houver uma operação em bolsa", afirmou o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

Em conferência de imprensa, o governante deixou mesmo um apelo a "todos", sobretudo agentes económicos e trabalhadores, para que "ajudem a que 2015, um ano que começou com alguma turbulência, possa ser um ano de performance económica e financeira positiva para que os portugueses possam beneficiar".

A venda da TAP ao consórcio Gateway permite a entrada de "no mínimo" 354 milhões de euros, valor que, consoante o desempenho da transportadora, pode chegar aos 488 milhões de euros, revelou hoje o Governo.

O Governo decidiu hoje vender o grupo TAP, dono da transportadora aérea nacional, ao consórcio Gateway, do empresário norte-americano e brasileiro David Neeleman e do empresário português Humberto Pedrosa, rejeitando pela segunda vez a proposta de Germán Efromovich.

De acordo com o Governo, a proposta da Gateway era a melhor proposta no que respeita à contribuição para o reforço da capacidade económico-financeira do grupo TAP, ao projeto estratégico e ao valor global apresentado para a aquisição de ações, critérios de avaliação previstos no caderno de encargos.

Aos jornalistas, Sérgio Monteiro adiantou que a proposta vencedora prevê uma oferta pública de ações em bolsa, que terá benefícios para o Estado se realizada até quatro anos após a venda da primeira fase, de 66% do capital.

Questionado sobre os postos de trabalho -- o grupo emprega mais de 10.000 pessoas -, Sérgio Monteiro realçou que "são assumidos compromissos inequívocos de estabilidade laboral nos mesmos termos em que a TAP tem esses compromissos com os seus trabalhadores".

"Esses acordos são assumidos explicitamente pelo comprador e o seu incumprimento dá direito a multas diárias, à reversão das opções de compra e de venda e no limite à reversão do negócio, a ser decidida pelo Estado", declarou.

Sérgio Monteiro realçou que as duas propostas -- a vencedora e a de Germán Efromovich -assumiam o compromisso de cumprimento dos acordos laborais, o que leva a pensar que "a estabilidade laboral é um bem em si mesmo e será preservado".

JNM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.